quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Bebidas calóricas


Fala-se muito sobre os alimentos calóricos, alimentos muito ricos em açúcar, gordura e/ou sal, mas é raro ouvirmos falar das bebidas calóricas.
Comparando algumas das bebidas mais consumidas, conseguimos perceber melhor a grande quantidade de açúcar que ingerimos. Todas as bebidas do gráfico abaixo foram compradas por lata, ou seja 330ml, e os valores de açúcar são dados em gramas. Sabendo que 1 colher de chá contém 5 gramas de açúcar, é fácil entender que andamos a “beber” muito açúcar, é só fazer as contas.


Por parte de algumas companhias de bebidas, existe já uma preocupação e têm sido feitos alguns esforços nesse sentido, nomeadamente pela empresa da Coca-cola, Pepsi e Fanta. Estas companhias têm trabalhado arduamente para retirar o açúcar de algumas bebidas e algumas com êxito. No entanto, para alguns consumidores não há nada como a fórmula original e têm muita dificuldade em modificar os seus hábitos, para outros até é fácil a mudança, mas muitas vezes acabam por não inovarem o que bebem, pelo facto de existir muitos mitos.
Um dos grandes mitos diz respeito à água - “a água engorda”. Mas será que isto é mesmo mito ou será verdade? Vamos por partes… Primeiro a água não tem qualquer valor calórico, ou seja, na sua composição não tem nada que possa engordar. Segundo jamais se mistura com a gordura, ou seja, nunca poderia acumular-se junto com a gordura. E por último a água que consumimos em excesso é libertada pelo rim em forma de urina.
Outro mito também muito falado é sobre as bebidas gaseificadas – “o gás das bebidas gasificadas engorda”. Será mito ou verdade? Primeiro, tal como a água, o gás não tem valor calórico, logo não pode ser responsável pelo excesso de calorias consumidas. Em segundo o gás só aumenta o volume gástrico no período imediatamente a seguir à ingestão da bebida com gás, retomando, em seguida, o seu volume normal. E por último o gás não é armazenado, é maioritariamente expelido por eructação e o restante pelo intestino. As bebidas com gás são das poucas, ou mesmo as únicas, que conseguem ter 0g de açúcar na sua composição.
Por último falamos do mito das bebidas à refeição – “quem quer emagrecer não pode beber às refeições”. Mito ou verdade? Se beber às refeições água ou uma bebida sem açúcar não vai engordar por causa disso, até pelo contrário, ao ingerir líquidos à refeição vai ocupar o estômago com o que bebe e vai ficar saciado mais rapidamente.
Tenha em atenção ao que bebe! Mantenha-se hidratado, mas não se esqueça que nem tudo o que bebe é só água…

Sem comentários:

Enviar um comentário